Invokaos - Entrevista com Alexandre Jansen

Formado em meados de 2017, o INVOKAOS é um quarteto do ABC/São Paulo que executa um som extremo, potente e bastante vigoroso. Alexandre Jansen, o guitarrista, concedeu uma rápida entrevista ao VIOLENT NOISE e nos contou algumas particularidades da banda e falou, inclusive, sobre os lançamentos que deverão ocorrer em 2018, além de nos detalhar um pouco mais sobre a trajetória do grupo.

Apreciem!

O INVOKAOS é uma banda bastante nova. Comentem sobre o início da banda, a ideia da criação e o surgimento do nome.

Alexandre: A banda teve início em 2017 com Alexandre Jansen (Guitarra) e Thiago Queiroz (Bateria), para materializar algumas ideias de música que tínhamos. Logo no início dos ensaios vimos que a junção dos riffs e bateria aconteciam de uma maneira natural e surpreendente, então houve a necessidade de encontrar um vocalista, assim achamos o Bruno Bacchiega via rede social, que no primeiro ensaio já se encaixou ao estilo com a letra e a forma de cantar que a música pedia. O nome foi criado por todos da banda num brainstorm, onde surgiram várias ideias como Invocação e Caos e, como queríamos um nome curto, fizemos uma mistura do nome que ficou INVOKAOS. O conceito é que o caos, por vez, é necessário para que as coisas andem, para sairmos da mesmice e zona de conforto que aflige as pessoas, seja no social, político e na vida pessoal.

Vocês não se prendem a um único estilo. Qual seria, de fato, os estilos que o INVOKAOS adota?

Alexandre: Os membros possuem diversas influências: Thrash, Death, Black, Grind, Hardcore, Rock Clássico, etc. E queremos fazer um som que nos agrade, que possamos escutar em casa, no carro... Acreditamos que a cena também pede por isso, a união dos estilos, então nada melhor que unir uma cena musical através da música, andando por estilos diferentes no álbum ou até mesmo em uma música, inclusive uma das últimas que fizemos tem uma variação de pelo menos 3 estilos. Portanto definir um gênero é difícil para algo que não tem uma forma, não nos prendemos a rótulos, mas podemos dizer que INVOKAOS é uma banda de Rock/Metal.

Como está a formação do grupo hoje?

Alexandre: Hoje a formação é Thiago Queiroz na bateria, Alexandre Jansen na guitarra, Bruno Bacchiega no vocal e Léo Bulhões no baixo.


Vocês ainda não lançaram nenhum material. Quais os planos para futuros lançamentos?

Alexandre: Estamos em produção do EP que deve sair no primeiro semestre de 2018, e o planejamento é ter o primeiro Full no segundo semestre.

Como vocês avaliam o cenário do Metal no Brasil?

Alexandre: O Metal está enraizado no Brasil e, como alguns dizem, é o estilo mais popular do mundo, então a visão deve ser macro, global, mas existe a necessidade de divulgação e pró-atividade de pessoas que vivem o estilo, seja público, músico, imprensa, etc. Sempre temos que divulgar o estilo para as novas gerações, apresentar a energia, o que faz pensar e isso faz muita falta para a nova geração, pensar, portanto, temos que provocar a pensarem, questionarem numa época em que a informação pronta vem muito fácil e dificilmente é contestada. E claro, a união é primordial, independente da vertente do Metal estamos todos no mesmo barco. Alguns tentam segregar, e isso só atrapalha a cena.

Quais as maiores dificuldades que as bandas enfrentam?

Alexandre: Dificuldade normalmente é financeira. É caro ter música gravada, instrumentos, equipamentos, dinheiro para ensaio, transporte, material gráfico e até dinheiro para curtir a noite em que se toca. Até a banda alcançar o nível de receber cachê que pelo menos empate estes gastos, o caminho é muito longo, mas se realmente você gosta do que faz e faz um trabalho sério, respeitando todos envolvidos da cena, é possível. O que tem que ter é respeito e empatia, assim um ajuda o outro.

Para finalizarmos, deixem um recado para os seguidores do INVOKAOS.

Alexandre: Fiquem atentos em nossas redes sociais, compareçam a shows do underground, porque nessa cena quem sobe ao palco faz o seu melhor, se esforça para agradar, o que muitas vezes não é visto em shows “grandes”, comprem os materiais das bandas, divulguem mesmo para quem não é do meio, vamos abrir horizontes.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Murdock - Entre Tigres e Lobos

MIRZA

Iron Kobra - Kerker & Drachen

Initiate Decay - Awaken the Extinction